quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Romney vence 1ª prévia para ser rival de Obama nas eleições nos EUA



G1

pré-candidato Mitt Romney foi o vencedor da primeira prévia eleitoral do Partido Republicano, que foi realizada nesta terça-feira, no estado de Iowa, segundo dados oficiais da apuração. As votações foram consideradas as mais apertadas de todos os tempos, com apenas oito votos de diferença entre Romney e o segundo colocado, Rick Santorum.

Já apontado como favorito para concorrer com o atual presidente, Barack Obama, nas eleições de 6 de novembro, Romney, que é ex-governador do estado de Massachusetts, saiu na frente dos outros seis candidatos que disputam a chance de concorrer à Presidência.

De perfil conservador e com forte apelo religioso, Rick Santorum é apontado pela mídia americana como "azarão" na corrida para para concorrer com Obama nas eleições de 6 de novembro.

O ex-governador de Massachusets obteve 30.015 votos, contra 30.007 para o advogado e ex-senador da Pensilvânia. O terceiro lugar está confirmado para o congressista Ron Paul, que alcançou 21,5% dos votos.

"Vamos mudar a Casa Branca e colocar os Estados Unidos novamente no bom caminho", disse Romney ao cumprimentar seus adversários republicanos.

O pré-candidato Rick Perry, quinto colocado, surpreendeu ao dizer que voltará para o Texas para "avaliar" se há um caminho para ele continuar na campanha presidencial. Sexta colocada na primeira prévia, Michele Bachmann mostoru otimismo e disse que "há muitos capítulos mais a serem escritos em nosso caminho para a nomeação".

"Haverá um grande debate no Partido Republicano antes de estarmos preparados para ter um grande debate com Barack Obama", destacou o pré-candidato Newt Gingrich, durante a contagem dos votos.

Boca-de-urna

Pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela rede de TV CNN indicavam empate entre os pré-candidatos Mitt Romney e Ron Paul, pouco depois do início das apurações.

A vitória em Iowa tem pequeno impacto político na prática, mas tem um forte apelo simbólico. Apesar de o estado ter apenas 3 milhões de habitantes, o vencedor ali leva vantagem ao conseguir uma maior visibilidade nacional, saindo na frente nas prévias que vão ser realizadas em outros estados.

Após um dia de campanha e discursos já em clima de eleições, as reuniões oficiais do caucus de Iowa começaram às 19h (23h de Brasília). Este tipo de eleição prévia é realizado em forma de assembleias de vizinhos, que chegam a ser comparadas a grandes reuniões de condomínio. Em Iowa, 1.774 caucus foram realizados em escolas secundárias ou igrejas locais, reunindo mais de 100 mil eleitores republicanos do estado. As reuniões incluem debates e a decisão por meio de voto de quem será o escolhido do estado para concorrer à Casa Branca.

Antes da realização do caucus, o ex-governador de Massachussets Mitt Romney, 64 anos, aparecia levemente à frente de seus rivais Ron Paul e Rick Santorum nas pesquisas, mas a escassa vantagem já apontava para uma disputa acirrada. Segundo uma média das últimas pesquisas realizadas pelo site RealClearPolitics, Romney recebia 22,8% das intenções de voto, seguido por Ron Paul, com 21,5%, e pelo ascendente cristão conservador Rick Santorum, com 16,3%.

Apesar do que indicava a pesquisa, muitos eleitores se diziam indecisos antes da realização do caucus, e 41% ainda admitiam poder mudar de opinião, de acordo com uma pesquisa recente do Des Moines Register.

Fonte: G1


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: