quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ibicuitinga realiza I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social



Esteve sendo realizada em Ibicuitinga, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento aconteceu nesta quarta-feira dia 25, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e contou com a participação de representantes do poder público, conselhos de políticas públicas e sociedade civil.

O Objetivo principal da Consocial é de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Em Ibicuitinga a Conferência teve outro destaque que foi a transmissão em tempo real através da internet possibilitando desta forma ser acompanhada por pessoas em todo o mundo acessando a página do Governo municipal

A Conferência foi presidida pelo Secretário de Planejamento e Finanças do Município James Dias que na abertura enfocou a importância da participação da sociedade nos debates e fez a leitura do Regimento Interno da Conferência na qual foi aprovada pelos presentes.

A palestra Magna foi presidida pelo palestrante Rafael Barbosa que fortaleceu a discussão entre os grupos temáticos que abordaram sobre o tema principal da que foi “A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Em seguida os participantes se dividiram em grupos e debateram em plenária sobre os quatro eixos temáticos da conferência elegendo as melhores propostas.

Ao final foram eleitos 06 delegados para representar o município de Ibicuitinga na Conferencia estadual e foram encaminhadas 04 propostas. O Prefeito Deca classificou como positiva a participação da sociedade e o engajamento de todos no processo de discussão sobre transparência e controle social.

A 1ª CONSOCIAL MUNICIPAL é uma etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - Consocial, convocada pelo Decreto de 8 de dezembro de 2010, assinado pela Presidente da República. A 1ª Consocial será presidida pelo Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União e será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2012 na cidade de Brasília - DF.

Adriano Silva - Ibicidade.com


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: