quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ceará deve receber chuvas acimas da média no início de 2012



Foto: Adriano Silva/Ibicidade.com
O Ceará se prepara para o início da temporada de chuvas do próximo ano. Nesta quarta-feira (21) o Estado registrou chuvas em oito municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações abrem o perído de pré-estação chuvosa. A expectativa para 2012 é de índices pluviométricos acima da média.

Em Barbalha, no Cariri, houve chuva de aproximadamente 20 milímetros nesta quarta, segundo a Funceme. A região é a primeira a receber chuvas no Ceará, entre o fim de dezembro e o início de janeiro. Já o período chuvoso em todo o Estado se concentra entre fevereiro e maio.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Ceará deve ter chuvas entre normal e acima do normal - 75% de probabilidade - nos três primeiros meses de 2012. A previsão inclui ainda todo o Nordeste e a região Norte do Brasil.

La Niña

Essas chuvas são causadas pelo "La Niña", que continuará favorável no início de próximo ano, explica o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec. "Esse fenômeno é causado pelo esfriamento das águas do Pacifico tropical, causando aumento no volume de chuva na região Norte do Brasil e no norte da região Nordeste. O fenômeno também causa falta de chuva no sul do País, mais especificamenteo no Rio Grande do Sul", diz o meteorologista.

De acordo com José Felipe Farias, as temperaturas nos locais onde haverá mais chuva estarão mais baixas. "Já que haverá mais chuva, mais

nebulosidade, as temperaturas devem apresentar valores ligeiramente abaixo do normal", explica.

Fonte: Diário do Nordeste



MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: