domingo, 27 de novembro de 2011

Secretaria de saúde de Ibicuitinga faz Blitz de prevenção ao diabetes na praça da matriz


A secretaria de saúde do município de Ibicuitinga no sertão central esteve mobilizada com profissionais da saúde na última sexta-feira (25) na praça da matriz do município, em uma campanha de combate e prevenção ao diabetes.

 Doença silenciosa que tem afetado um grande número de pessoas em todo o mundo.

Médicos, agentes de saúde e enfermeiro formaram a equipe de apoio ao trabalho que atendeu durante toda a manhã aproximadamente 300 pessoas com verificação de pressão e teste de glicemia.

Quando diagnosticado o aumento de glicose através do teste de glicemia as pessoas são orientadas a procurar seu médico e solicitar a realização de hemograma que pode ser feito gratuitamente através da rede municipal de saúde.

DADOS ESTATÍSTICOS:

DADOS ESTATÍSTICOS NO MUNDO

O diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.

DADOS ESTATÍSTICOS NO BRASIL

No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença.

A prevalência aumenta com a idade: o diabetes atinge 18, 6% da população com idade superior a 65 anos.

Colaboração e fotos: Wilker Darly
Adriano Silva - Ibicidade.com


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: