quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Movimento Outubro Rosa mobiliza mulheres de Ibicuitinga na luta contra o câncer


A Secretaria de Saúde de Ibicuitinga se dedicou nesta quarta-feira (26) à realização de diversas atividades e palestra sobre a prevenção do câncer dentro da programação do "Outubro Rosa”, uma campanha que acontece mundialmente pela prevenção da doença.
No final da tarde, diversas mulheres realizaram uma caminhada que teve início na secretaria de saúde com o percurso pelas ruas da cidade terminando no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) onde acompanharam uma palestra com a Dra. Emília Santiago sobre os riscos e prevenção do câncer de mama.

Durante o evento mulheres que lutam contra o câncer contaram seus depoimentos e compartilharam momentos com todas as demais. Um grupo de profissionais da saúde mostrou a importância de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Além das apresentações, dinâmicas e palestra as participantes concorreram a diversos brindes que foram sorteados ao final do evento.

O "Outubro Rosa” é um movimento internacional que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, estimulando a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama. As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Toda mulher acima de 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter as mamas examinadas, uma vez ao ano. E as que possuem entre 50 e 69 anos devem se submeter a cada dois anos à mamografia. Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, garantida pela Lei 11.664/2008.

Adriano Silva - Ibicidade.Com
Reportagem e fotos


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: