quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tradicional desfile cívico marca 7 de setembro de Ibicuitinga


Tradição anual o desfile do 7 de setembro percorreu a rua principal de Ibicuitinga e fez um verdadeiro resgate cultural


Escola Enéas Ferreira Nobre - Sede
Foto: Reinaldo Nobre

O município de Ibicuitinga no sertão central mantém vivia a tradição anual do desfile cívico da independência que é realizado por alunos de todas as escolas da rede municipal de ensino e pela escola Maria Edilce da rede estadual.

As escolas trouxeram e seus pelotões temas como preservação do meio ambiente e resgate cultural de nossa história.

A Escola Enéas Ferreira Nobre da sede trouxe em seu desfile o tema “Ibicuitinga, na sua diversidade á sua beleza” inspirado nas tradições, belezas e nas riquezas de nossa cidade. A escola homenageou professores e professoras que construíram e que constroem a história da educação no município. Finalizando o seu desfile a escola fez um resgate histórico de fatos marcantes em ordem cronológica para ressaltar as conquistas mais importantes desde a emancipação política ocorrida no ano de 1988.


Banda de Música da escola César Cals - Quixadá
Foto: Reinaldo Nobre

A história de Ibicuitinga também foi contada pela escola Francisco Firmino de Araújo de Currais que destacou os avanços da atual administração municipal com o tema; “Uma história de Lutas e Avanços”.

A Escola Francisco Ferreira Nobre de Melancias destacou o Tema;” Meio Ambiente: Homem como Agente Transformador” e deixou o seu alerta sobre os cuidados que devemos ter com a preservação de nosso planeta. A escola trouxe blocos vestidos de matérias recicláveis e abordou o trabalho dos Vigilantes das Águas, projeto desenvolvimento na comunidade de Muquém.


Escola José Rufino Pinheiro - Açude dos Pinheiros
Retratando o amor e o respeito na sociedade
Foto: Reinaldo Nobre

As demais escolas abordaram temas relacionados e história, família e religiosidades do município e do país com destaque para a escola Antônio Eduardo Girão do distrito de Viçosa que no Tema; “O Esporte valorizando a cultura da nação” que mostrou as ações desenvolvidas e os avanços no esporte Ibicuitinguenses, com homenagens e atuais e memoráveis desportista de nosso município.

Integrantes dos programas Projovem, PETI e Grupo de Idosos desenvolvidos em Ibicuitinga participaram do desfile cívico que teve neste ano a presenças das Bandas de músicas Areia Branca de Ibicuitinga, da Escola César Cals de Quixadá, Expedito Raulino de Morada Nova e banda do Liceu de Quixeramobim.

Pelo segundo ano consecutivo o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim esteve participando do desfile cívico do município de Ibicuitinga com o Tema; “Bombeiros... Heróis salvando vidas.

Prefito Deca e convidados acomapnhando o desfile
Foto: Reinaldo Nobre
O prefeito Deca juntamente com sua equipe de governo assistiu ao desfile em um palco montado próximo ao fórum da cidade. Na oportunidade o prefeito recebeu a ilustre visita do Secretário de Esportes de Ibaretama Deca Viana, Secretário de Esportes de Morada Nova Wagner Andrade, do Secretário Adjunto de Cultura e Turismo de Morada Nova Nonato Júnior e do Arbitro da federação Cearense de Futebol Vladierisson.

Encerrando o desfile cívico foi à vez da Escola Estadual Maria Edilce Dias Fernandes formada por 668 alunos fazer a sua homenagem a pátria brasileira através de seu belíssimo desfile com o tema; “MEDF e Ibicuitinga: Uma história de diversidade” que tomou as ruas com um resgates as nossas tradições culturais.

O desfile abordou também temas como inclusão social e destacou as ações que diariamente são desenvolvidas em prol da educação dos filhos de Ibicuitinga.

Colaboração e Fotos: Reinaldo Nobre
Reportagem: Adriano Silva


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: