sábado, 20 de agosto de 2011

Rebeldes impõem derrotas a Kadafi e se encaminham para Trípoli



Agência Brasil

Os rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muamar Kadafi na Líbia conquistaram cidades estratégicas e se fortaleceram em seu avanço rumo à capital do país, Trípoli. As forças anti-Kadafi tomaram a cidade de Zawiya, a oeste de Trípoli, e dizem também ter assumido o controle de Brega, cidade portuária e importante centro estratégico que conta com uma grande refinaria de petróleo.

Kadafi e forças leais a seu regime mantêm o controle de Trípoli e dos arredores da cidade, que tem 2 milhões de habitantes. No entanto, os rebeldes fizeram conquistas significativas nas últimas três semanas e estão avançando em direção à capital pelo oeste, sul e leste do país.

A campanha de bombardeios contra alvos do regime líbio promovida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) impediu que o governo enviasse reforços a Zawiya, o que permitiu aos rebeldes controlar a cidade e obrigou combatentes pró-Kadafi a fugir.

Trata-se de uma das mais importantes conquistas dos rebeldes após meses de combates. A insurreição na cidade começou em março deste ano e Zawiya virou palco de violentos confrontos entre ativistas anti-Kadafi e tropas leais ao governo.


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: