quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Protesto: Alunos interditam Rodovia em Quixeramobim


Este é o segundo protesto realizado por alunos no município de Quixeramobim em solidariedade ao professores.

Na manhã desta terça-feira, 23, mais de trezentos alunos dos Colégios Estaduais de Quixeramobim, como o do Liceu, Humberto Bezerra e Assis Bezerra, bloquearam a CE-060 em um protesto em apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino.

O trânsito ficou complicado durante mais de uma hora no cruzamento da CE-060, com Av. Dr. Joaquim Fernandes, o trecho é um dos mais movimentados da área. Veículos tinham que realizar o desvio por dentro da cidade causando um grande engarrafamento em ruas de pequeno porte. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito tentaram minimizar o tráfego de veículos para o local realizando os desvios necessários. Policiais Militares também acompanharam de perto o protesto.

Durante a manifestação um motorista tentou avançar contra os alunos o que gerou revolta, foi preciso à intervenção dos agentes de trânsito para acalmar os ânimos, já que o motorista não conseguindo passar pelo bloqueio saiu de seu veículo e iniciou uma discussão com os alunos.

Após o bloqueio da rodovia, os alunos saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade e encerraram o protesto em frente à Prefeitura Municipal de Quixeramobim, onde pediram apoio do Prefeito Municipal, que no momento não se encontrava na sede administrativa da cidade.

Este é o segundo protesto realizado por alunos no município de Quixeramobim em solidariedade ao professores da rede estadual de ensino. No dia 11 de agosto, professores e alunos comemoraram o dia do estudante com um a caminhada pelas principais ruas da cidade.

Outro protesto parecido aconteceu em fevereiro deste ano, naquele momento mais de 200 alunos do CENTEC bloquearam a CE-060 por mais de duas horas, causando um grande engarrafamento.

Saiba Mais

O principal foco dos grevistas é relacionado ao valor do piso nacional que deveria ter sofrido reajuste desde a sua criação, mas que o governo do Estado do Ceará até o momento não tem cumprindo a lei. Cid Gomes foi um dos governadores que entrou com uma ação de inconstitucionalidade da lei, sendo derrotado pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal, quando sentenciou ser esta Lei Constitucional e determinou aos Estados e Municípios readequar os Planos de Cargos e Carreiras ao texto da Lei do Piso.

De acordo com as informações do Sindicato dos Professores Estaduais do Ceará- APEOC, precisamente, há dois anos e oito meses, o Sindicato tenta negociar com o governador Cid Gomes a readequação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, mas que não recebeu a atenção devida.

No último dia 29 de julho a direção do Sindicato foi convidada a participar de uma reunião com o governador Cid Gomes, quando este anunciou o relatório técnico-financeiro da comissão, dizendo que enviaria à Assembléia Legislativa Projeto de Lei e dessa maneira rompeu abruptamente o processo de negociação.

Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
Jackson Perigoso

Edição

O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

Fonte: Portal Revista Central


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: