quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolas e entidades de Quixadá realizam Semana da Pessoa com Deficiência



A APAPEQ trabalha o tema “Quebre o Preconceito. Aceite a diferença!”.

Até o dia 26 de agosto, o município de Quixadá faz uma homenagem às pessoas com deficiência, momento em que Escolas e Instituições que trabalham a inclusão realizam uma série de atividades.

A Secretaria Municipal da Educação comemora junto aos Distritos Educacionais a Semana da Pessoa com Deficiência com foco no trabalho desenvolvido sobre a Inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. O Tema da Semana foi sugerido pelo Distrito Campo Novo "Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença".

A EEF. Padre Vicente de Albuquerque, responsável pela educação inclusiva de aproximadamente 40 alunos, em toda a rede que compõem o Distrito Educacional do Bairro Campo Velho, realizou na manhã da segunda-feira, 22, uma solenidade de abertura das atividades alusivas a Semana da Pessoa com Deficiência, ocasião onde educadores, alunos, funcionários e profissionais da área, promoveram um encontro coletivo no pátio da Escola, que conta ainda com o Núcleo de Atendimento Especializado, Sala de Recursos e CRISCA (Centro de Referência em atendimento à pessoa com deficiência do município de Quixadá), que atendem os alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, autista, física, e outras, sempre respeitando os limites de cada aluno.

No evento o lúdico e o imaginário se encontraram com a realidade através de esquetes teatrais, apresentação de coral em libras, apresentação de performance musical, e outras atividades que exploraram as potencialidades dos alunos com deficiência.

Um dos destaques foi o Lançamento do Livro “Minha História”, o livro ilustrado com fotos conta as experiências de vida da jovem Sahra Almeida, deficiente física, aluna da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente. Após o evento a aluna realizou uma sessão de autógrafos para as educadoras e em especial para o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, a quem escreveu a dedicatória “Que Deus abençoe o senhor na sua caminhada”.

“Nasci no Hospital Maternidade, Jesus, Maria José, no dia 13 de fevereiro de 1995, às 19 horas, prematura de seis meses, com apenas 35 cm, pesando 1,50 Kg. Foi um dia de festa e muita preocupação, pois resolvi chegar antes do tempo, tive que passar um bom tempo na maternidade. Este foi o começo de uma vida de luz e desafios”, citou Sahra Almeida em seu emocionante livro.

O Distrito Educacional Campo Novo celebra a abertura da semana com os alunos e as famílias das pessoas com deficiências incluídos. O destaque do trabalho da sala de recursos mostra o compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência e o aluno Darlan Mota deficiente visual brilhou com a criação de um cordel em homenagem a inclusão. Durante a semana haverá várias atividades mostrando que a inclusão neste distrito acontece com compromisso e qualidade.

Já o Distrito Educacional São João sede abriu a semana da pessoa com deficiência com muita alegria. Todos os alunos receberam seus colegas incluídos com dança, coral inclusivo e um show com a enquete teatral "Cinderela Surda”. Destaque para o Distrito que já ganhou prêmio de experiência de inclusão na escola a nível da região nordeste, mostrando que a inclusão nesse distrito é referência para todo o país. As homenagens seguem por toda a semana.

O Distrito educacional Centro também mostrou que a escola é para todos. Reuniu os alunos e os professores e apresentou à música "Você é especial" através de coral. Durante a semana os alunos irão trabalhar os seguintes temas: Respeito às diferenças; Tocando o céu sem braços; eficiência ou deficiência e Vivenciando as deficiências.

O Distrito Educacional Riacho Verde começará suas homenagens no dia 24 com a mensagem Magia da Comunicação e o Vídeo "Conquistando o Impossível”.

Os demais distritos farão também um trabalho semelhante com apresentações culturais, exposição de painéis, reflexões e sensibilização com a comunidade.

APAPEQ – Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá

A Associação trabalha o tema “Quebre o Preconceito. Aceite a diferença!” Na tarde da última segunda-feira, 22, realizou uma carreata abrindo a semana de atividades, o evento se encerrou com uma blitz de mobilização na Rua Rodrigues Junior, ao lado da Praça José de Barros.

Assessoria de Comunicação da PMQ.

Fonte: Portal Revista Central




MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: