sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Abatedouro Público de Quixadá já pode fazer abates normalmente



Reforma custou quase 200 mil reais para poder reabrir conforme as normas veterinárias.

Quase três meses após o Matadouro Publico da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense ter sido interditado pela precariedade higiênica, os órgãos de fiscalização liberaram definitivamente a unidade de abate na tarde da última quarta-feira, 3, mas a festa de entrega dos gestores municipais aconteceu no início da noite de ontem, 4. A Promotoria Pública do Município de Quixadá, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace foram responsáveis pelo fechamento e na última vistoria O Conselho Regional de Veterinários não tinha concordado e por isso teve que passar por mudanças.

Em entrevista ao portal Revista Central, o açougueiro Francisco Barbosa 57 anos e com 25 que faz abastes, disse que ficou contente com a nova reforma. “Nos últimos meses sofremos com o abate em cidades vizinhas, mas agora tudo foi resolvido”, destacou. O marchante Zilcar Lopes também agradeceu pelos ajustes realizados.

Para poder fazer abates de animais bovinos, faz-se necessário o pagamento de uma taxa de R$ 23 reais, para suíno é de 12, caprino o valor é de 6 reais. No local há espaço para o abate de até 45 animais por dia.

Conforme em seu discurso emocionado, o presidente do Departamento Municipal de Administração de Bens e Serviços Públicos (Demasp), Helano Ferreira Bezerra, disse que pouco dormiu e comeu nos últimos meses tentando resolver o problema. O secretário de urbanismo e Meio Ambiente, Carlos Augusto Vitorino agradeceu os municípios que cederam espaços, citando Quixeramobim e Morada Nova. O presidente da Câmara de Vereadores, José Kleber Bezerra Carneiro Júnior, criticou a Assessoria de Comunicação da prefeitura, para ele há muitas obras, mas que não estão sendo divulgadas. Cobrou do assessor empenho e pediu que todas as obras fossem listadas, e que sejam entregue até a próxima quarta-feira, quando deverá participar de um programa de rádio. As criticas a Assessoria de Comunicação da prefeitura são constantes, ninguém nunca sabe informar nada corretamente.

O prefeito municipal de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro Nepomuceno, não mediu palavras e disse que a sua gestão tem sido vítima de perseguição política da turma do quanto pior, melhor. Conforme ele muitas obras estão sendo erguidas, mas se limitou em citá-las.

Fotos: Chico Javali

Mais Informações:
Departamento Municipal de Administração Bens e Serviços Públicos -Terminal Rodoviário de Quixadá - Altos
Telefone: (88) 3414.4700




MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: