quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quixadá:
Conselho Tutelar elege membros

O trabalho no Conselho Tutelar é temporário, podendo ser prorrogado pelo mesmo período de três anos

Alex Pimentel
Diário do Nordeste

23 candidatos participaram do primeiro desafio na
concorrência por uma das vagas para conselheiro
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá - Dezenas de Municípios do Ceará estão escolhendo seus conselheiros tutelares. Em Quixadá, no Sertão Central, a seleção é um pouco diferente, por um detalhe, quem passa nas provas e, em seguida, é eleito pelo voto direto, receberá remuneração mensal de R$ 1.200,00.

Segundo os atuais conselheiros desta cidade, é a melhor remuneração do Estado. O valor é um persuasivo convite à missão assistencial em defesa das crianças e adolescentes.

O Município disponibiliza cinco vagas para titulares e mais cinco para suplentes. O emprego é temporário, de três anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso seja eleito novamente.

Neste fim de semana, 23 candidatos participaram do primeiro desafio na concorrência por uma dessas vagas, um verdadeiro vestibular.

Eles foram obrigados a responder 20 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Política Nacional de Assistência Social, Sistema Nacional Operacional Básico do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e até sobre a Lei Orgânica Municipal. Questões sobre casos simulados foram incluídas. Quatro deles foram reprovados. Terão dois dias para apresentar recurso, caso discordem do resultado.

Embora o honorário mensal por uma carga horária semanal de 40 horas seja convidativo, ao serem entrevistados os candidatos atribuem como interesse maior poder prestar um relevante serviço à sociedade.

Candidaturas

A preocupação do momento é com o processo de escolha. No próximo dia 26 os aprovados poderão registrar suas candidaturas. No dia seguinte poderão iniciar a propaganda eleitoral. O pleito será no dia 19 de junho.

Na manhã de ontem, a Secretaria do Desenvolvimento Social de Quixadá promoveu uma passeata pelas ruas da cidade. Crianças, adolescentes e adultos, juntos, de mãos dadas, protestaram contra a violência.

A manifestação marcou as comemorações do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio. Alguns candidatos a conselheiro tutelar aproveitaram a mobilização para conquistarem o apoio dos eleitores.

Alex Pimentel
Colaborador




Fonte:


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: