quarta-feira, 4 de maio de 2011

Internacional:
Paquistão afirma ter indicado aos EUA local de esconderijo de Bin Laden



PARIS - O ministro paquistanês das Relações Exteriores, Salman Bashir, afirmou nesta quarta-feira que seu país indicou em 2009 aos Estados Unidos como possível esconderijo o local no qual Osama Bin Laden foi encontrado, e qualificou de "inoportunas" as suspeitas contra Islamabad.

"Havíamos indicado já em 2009 que era um lugar possível. A localização de Bin Laden era uma prioridade para todo o mundo", disse o ministro, antes de destacar, no entanto, que "milhões de lugares" foram identificados como possíveis esconderijos dos dois lados da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

"Os serviços americanos dispõem desde então de material muito mais sofisticado para avaliar a situação", alegou.

Bin Laden foi localizado, após anos de busca, em Abbottabad, cidade que fica a menos de 100 km de Islamabad, e morreu em uma ação das forças especiais dose Estados Unidos.

O diretor da CIA, Leon Panetta, declarou em entrevista à revista Time que os Estados Unidos não informaram ao Paquistão sobre a operação contra Bin Laden por considerar que o líder da Al-Qaeda poderia ser alertado.

"Panetta tem o direito de ter suas opiniões, mas o que eu sei é que temos uma ampla colaboração com os Estados Unidos, especialmente com a CIA", disse o ministro paquistanês, que chamou os comentários de "algo inoportunos".


Fonte:
Jornal da Tarde




MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: