sábado, 23 de abril de 2011

Juazeiro do Norte-CE:
Subida ao Horto e a Procissão do Fogaréu marcaram a quinta e sexta no Cariri


Os dois principais atos desta quinta e sexta-feira Santas em Juazeiro do Norte e Barbalha, foram, respectivamente, a peregrinação dos fiéis na subida à Colina do Horto e a Procissão do Fogaréu reunindo os Penitentes da Irmandade da Cruz em Barbalha. Em Juazeiro, a caminhada começou na quinta, mas o maior volume de fiéis se deu nesta sexta-feira como tradicionalmente acontece. Já a procissão aconteceu por volta das 20 horas desta quinta-feira percorrendo várias ruas de Barbalha.


Por Crato Notícias

Fonte: Miséria Demontier Tenório Foto: Chinês/Cícero Valério

Para a subida ao Horto, a polícia adotou esquema de segurança especial a fim de impedir a bebedeira considerando que o local deve servir apenas como retiro espiritual. Da estátua de Padre Cícero, a maioria estende a caminhada até o Santo Sepulcro em uma estrada de terra íngreme, estreita e sinuosa por entre as pedras. O local oferece uma visão paradisíaca do verde vale do Cariri nesta época de boas chuvas em toda a região sul cearense.

Na caminhada pela Rua do Horto muitos políticos aproveitam para testar sua popularidade. Assim, reúnem familiares, amigos e correligionários e segue na direção da estátua em grupos distintos. O primeiro a sair foi do deputado federal Raimundo Macedo (PMDB), vindo depois de Manoel Salviano (PSDB), José Arnon (PTB) e Carlos Macedo (PSB). O vice-prefeito José Roberto Celestino também caminhou até o Horto. Esse ano até o deputado estadual Neto Nunes (PMDB) arriscou a subida após obter 4.218 votos ano passado em Juazeiro.

FOGARÉU – Com cânticos religiosos e uma seqüência de rituais uma Procissão do Fogaréu também foi realizada em Várzea Alegre e teve a participação dos grupos de penitentes de Barbalha e daquela cidade. Já na terra dos Verdes Canaviais o cortejo foi liderado pelos decuriões Severino Antônio Rocha e Olímpio Ludugero acompanhados das mulheres que compõem o grupo de “incelências”. Outro evento bastante tradicional nesse período na região do Cariri é a festa dos Karetas no município de Jardim.


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: