quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brasil:
Brasil gera quase um milhão de novos empregos formais em 2009

Em 2009, foram gerados no Brasil 995.110 novos empregos formais. Desde 2003, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no país mais de 8 milhões de novos postos de trabalho formal, crescimento de 32% em relação ao estoque de trabalhadores no país, que subiu de 24,9 milhões para 32,9 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada. Os números foram anunciados nesta quarta-feira (20) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

"O Brasil é o país que mais gerou empregos em 2009 entre os integrantes do G-20, o que nos dá certeza de termos acertado nas políticas públicas de combate à crise econômica mundial. Estados Unidos e Europa estão apresentando saldos negativos, e os países da América Latina estão nos procurando para aprender como fizemos para escapar da crise que afetou o mundo todo", afirmou o ministro Lupi.



Em dezembro houve queda de 415.192 postos de trabalho, associada a fatores sazonais aliados à alta das contratações entre os meses de agosto e novembro. Historicamente, o Caged registra perda de vagas em dezembro, por efeitos sazonais de entressafra agrícola, fim do ciclo escolar e encerramento dos contratos de trabalho temporários assinados ao longo do ano.



"Dezembro sempre apresenta saldo negativo, e este ano houve um esvaziamento depois de quatro meses gerando empregos acima da média histórica. No fim de 2008 houve mais demissões do que o necessário, as empresas zeraram seus estoques e precisaram contratar às pressas no segundo semestre de 2009", explicou o ministro.



A previsão do ministro para janeiro é que sejam criados cerca de 100 mil empregos formais. Para 2010, Lupi mantém a previsão de geração de 2 milhões de novos postos de trabalho.



"Apesar da crise, a Indústria da Transformação fechou o ano de 2009 com saldo positivo, e este setor será um grande gerador de empregos em 2010, ao lado de Serviços. Teremos o melhor ano da história em número de empregos gerados, uma prova do sucesso das políticas públicas econômicas e sociais. Aos críticos, peço que esqueçam ideologia política e partidária e olhem para os números: o Brasil está crescendo com economia forte e gerando cada vez mais empregos", atestou Lupi.



Confira aqui os dados completos do Caged.



Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE



MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: