segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Câmara de Ibicuitinga viola leis de direitos autorais e usa foto do Ibicidade.com em matéria mentirosa

A maioria das pessoas pensa que se algo foi publicado na Internet passa ter uso livre. Na verdade, não é bem assim. Segundo a legislação brasileira toda obra que tem uma identificação de autoria está protegida pela lei de Direitos Autorais (Art. 13 da Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998). Esses direitos autorais conferem ao autor da obra os direitos de reprodução e exploração econômica enquanto estiver vivo.

Não tomando conhecimento disto a editoria do jornal da câmara de Ibicuitinga utilizou de forma irresponsável e ilegal uma foto de autoria do editor do ibicidade.com o repórter e fotógrafo Adriano Silva para uma matéria mentirosa em uma briga com a administração municipal de Ibicuitinga.

A matéria publicada pelo jornal da câmara edição deste mês fala de um ônibus do transporte escolar sucateado (foto ao lado publicada pelo jornal da câmara) quando na verdade a foto que foi usada pelo blog Ibicidade.com falava da questão das estradas ruim e o ônibus não estava quebrado e sim atolado.

Vale ressaltar ainda que a foto publicada no jornal da câmara foi editada não mostrando o atoleiro a qual o ônibus havia caido e o mesmo atoleiro pode ser visto na foto original publicada pelo Ibicidade.Com. Mostrando assim a falta de responsabilidade e compromisso do jornal da câmara que apenas usou uma foto do Google para uma matéria a fim de prejudicar o governo municipal.

A foto em questão foi à foto ao lado que foi colocada em uma publicação no dia 24 de junho de 2009 e tinha com o tema da matéria “Ibicuitinga: Alunos enfrentam riscos para chegarem às escolas". A matéria em questão falava das péssimas situações das estradas devido a forte quadra chuvosa e não que o transporte escolar era de forma precária como citada no jornal da câmara publicado este mês.

A matéria foi inclusive reproduzida por outros blogs e sites da internet dando, no entanto autoria da imagem para o fotógrafo Adriano Silva e não distorcendo a informação de forma maldosa como fez a equipe do jornal da câmara.

Na manhã desta Segunda-feira (21) o Ibicidade.com entrou em contato por telefone com o editor do jornal Vinícius Batista que se justificou dizendo “que não sabia que a imagem tinha autoria, pois o mesmo apenas digitou a palavra “Ibicuitinga” no Google e quando apareceu à imagem usou no jornal”.

Com essa atitude a editoria do jornal da câmara de Ibicuitinga mostrou que publica de forma irresponsável matérias para tentar sujar a imagem do governo municipal. Afinal é inaceitável que uma publicação escreva o que queira e depois simplesmente possa ilustrar a matéria com fotos ilustrativas do Google.

Diante disso o blog ibicidade.com sente-se ofendido com danos matérias e danos morais uma vez que a imagem além de ser usada de forma indevida e sem autorização não diz respeito ao texto divulgado pelo informativo da câmara. Afinal a população de Ibicuitinga merece respeito em qualquer informativo vinculado na cidade, ainda mais sendo um jornal que vem da casa do povo e que mostra que não tem credibilidade para ser aceito pelo nosso povo. Afinal basta você comparar as duas fotos e perceber que a foto publicada no jornal da câmara foi editada tirando o atoleiro a qual o ônibus estava, dando assim a imprenssão de que o mesmo estava quebrado.

CONFIRA O LINK DA MATÉRIA USADA EM OUTRO SITE COM DIREITOS DA IMAGEM

DIÁRIO CENTRAL DE QUIXADÁ


MAT�RIAS RELACIONADAS:

3 comentários:

Karpegeanne Vieira - Ibaretamanet.com disse...

Quero me solidarizar com o Ibicidade.com é comum alguns irresponsáveis usarem imagens e/ou materias distorcidas para tentar macular a imagem dos blogs que fazem sucesso e nesse caso se aproveitando do Ibicidade para tentar inescrupulosamente desmoralizar a administração municipal. Que feio ein? parece que o poder legislativo de Ibicuitinga ta precisando ser renovado! força Ibicuitinga essa cidade merece o melhor!

PINTONEWS disse...

Nobre amigo, é com tristeza que vemos este tipo de atitude, onde alguns que dizem trazer informações ao povo, simplemente comete diversos tipos de latrocidae com materias e fotos ignorando os autores, sem dar créditos devidos...mas siga firme com seu proposito de informar e com credibilidade que ja estamos acostumados, sabemos que os incopetentes nem para copiar conseguem passar credibilidade.

Francisco Erilânio Nobre disse...

Não estou surpreso, esse tipo de acontecimento já é bastante corriqueiro em ibicuitinga, quem não lembra dos famosos jornazinhos que apareceram na reta final da capanha para prefeito. Noticias verdadeiras são sempre bem vindas mas dessa maneira deve ser evitada pois precisamos diminuir o desperdicio de papel para não poluirmos ainda mais a natureza.