terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estado-Maior da Aeronáutica inclui Quixadá como campo de treinamento Cruzex V

Do site Revista Central

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) está iniciando os trabalhos de planejamento da Quinta Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex V), série de exercícios conjuntos que reunirá em território brasileiro as Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela, entre os dias 8 e 19 de novembro de 2010.
Representantes dos países que participarão das manobras iniciaram no último dia 04 uma reunião preliminar, sob a coordenação do EMAER, cuja finalidade é discutir os aspectos operacionais e logísticos do próximo evento. Na área operacional, foram apresentados e debatidos, entre outros assuntos, as regras de engajamento e segurança, cenários a serem estabelecidos, alvos e previsões metereológicas para a época dos exercícios. Já na área logística, os assuntos abordados dizem respeito aos transportes de pessoal, alimentação, estocagem de cargas, infraestrutura nos hangares de manutenção e estacionamento das aeronaves de combate, entre outros.

A Cruzex V será realizada sob a coordenação do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e envolverá as cidades brasileiras de Natal, Maxaranguape e Mossoró (RN), Recife (PE), Fortaleza e Quixadá (CE). As Bases Aéreas de Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF) receberão as aeronaves que tomarão parte da operação.

O principal objetivo da Cruzex é adestrar as Forças Aéreas participantes na condução de operações aéreas conjuntas, promovendo o aumento da interoperabilidade entre elas, além de consolidar a doutrina de utilização do padrão OTAN de Comando e Controle e ampliar a proficiência de suas tripulações.

Fonte:SBFZ


MAT�RIAS RELACIONADAS:

0 comentários: